domingo, 27 de junho de 2010


Portugal... Pátria querida...!


  


Portugal - oito séculos de História


Nome oficial - República Portuguesa

Capital - Lisboa


Símbolos






Bandeira  






Escudo


  



Flor Nacional - Alfazema ou Lavanda








Calçada Portuguesa




Localização geográfica 
Portugal é um país localizado no sudoeste da Europa, cujo território se situa na zona ocidental da Península Ibérica.
Possui uma área total de 92 090 km e é a nação mais ocidental do continente europeu.
O território é delimitado a Norte e a Leste por Espanha e a Sul e Oeste pelo Oceano Atlântico, e compreende ainda as regiões autónomas:
os arquipélagos dos Açores e da Madeira.


O território foi continuamente ocupado desde a Pré-História. Em 29 a.C. era habitado por vários povos, como os Lusitanos, quando foi integrado no Império Romano como a província da Lusitânia, influenciando fortemente a cultura, nomeadamente a língua portuguesa, na maior parte originada no latim.

Após a queda do Império Romano, estabeleceram-se aí povos germânicos como os Visigodos e Suevos, e no século VIII seria ocupado pelos árabes.

Durante a reconquista cristã foi formado o Condado Portucalense, primeiro como parte do Reino da Galiza e depois integrado no Reino de Leão. Com o estabelecimento do Reino de Portugal, cuja independência foi reconhecida em 1143, e a estabilização das fronteiras em 1249, Portugal reclama o título do mais antigo estado-nação europeu.

Durante os séculos XV e XVI, os portugueses foram pioneiros na exploração marítima, estabelecendo o primeiro império colonial de âmbito global, com possessões em África, na Ásia e na América do Sul, tornando-se uma potência mundial económica, política e militar.

O terramoto de 1755 em Lisboa, as invasões espanhola e francesas que antecederam a perda da sua maior possessão territorial ultramarina, o Brasil, resultaram no desmembramento da estabilidade política e económica, reduzindo o estatuto de Portugal como potência global no século XIX.

Após a queda da monarquia, em 1910, foi proclamada a República, iniciando o actual sistema de governo. A instável Primeira República foi sucedida por uma ditadura sob o nome de Estado Novo. Na segunda metade do século XX, na sequência da guerra colonial portuguesa e do golpe de estado da revolução dos cravos em 1974, a ditadura foi deposta e estabelecida a democracia parlamentar, com todos os territórios ultramarinos a obterem a sua independência, nomeadamente Angola e Moçambique, em África. O último território ultramarino, Macau, seria entregue à China em 1999.

Portugal é hoje um país desenvolvido, social e politicamente estável e com Índice de Desenvolvimento Humano elevado.

Encontra-se entre os 20 países do mundo com melhor qualidade de vida, apesar de o seu PIB per capita ser o menor entre os países da Europa Ocidental.

É membro das Nações Unidas e da União Europeia (na altura da sua adesão em 1986, CEE), e membro-fundador da NATO, da OCDE, da Zona Euro (da União Europeia) e da CPLP. Participa em diversas missões de manutenção de paz das Nações Unidas. Portugal é também um estado-membro do Espaço Schengen.

 
CLIMA
Portugal continental
O clima em Portugal varia significativamente de região para região, e é influenciado pelo relevo, latitude e proximidade do mar, que proporciona Invernos suaves, especialmente no Algarve.

Nas regiões do Porto, Norte de Portugal e Beiras, especialmente nas zonas mais próximas de Espanha, os Invernos são mais frios, apesar das temperaturas serem moderadas quando comparadas com o resto da Europa. Regista-se alguma queda de neve, que é mais frequente na Serra da Estrela, onde se situa o ponto mais alto de Portugal continental (1991m) e se podem encontrar condições para a prática de ski.

Os verões são quentes e secos sobretudo nas regiões do interior (Nordeste transmontano e Alentejo), e no litoral o calor é moderado pela influência marítima.

Durante o Outono registam-se frequentemente dias ensolarados com temperaturas amenas, que ao ocorrerem no início de Novembro costumam ser popularmente designados por "Verão de São Martinho", devido à proximidade da data em que se festeja este Santo (11/11).

Açores
Influenciado pela latitude e pela acção reguladora da corrente do Golfo, o clima dos Açores é caracterizado por temperaturas amenas ao longo de todo o ano. Estas influências condicionam igualmente a temperatura da água do mar, que se mantém muito agradável tanto no inverno como no verão, possibilitando a prática de diversos desportos marítimos.

Madeira
Com características subtropicais que se devem à sua posição geográfica e ao relevo montanhoso, o clima no arquipélago da Madeira é excepcionalmente ameno, com temperaturas médias do ar que variam entre os 24 ºC no verão e os 19 ºC no Inverno. A água do mar mantém igualmente uma temperatura muito agradável ao longo de todo o ano devido à influência da corrente quente do Golfo, oscilando entre os 18 ºC (Inverno) e os 22 ºC (Verão).
 
População
Portugal, incluindo os Arquipélagos dos Açores e Madeira, tem uma população estimada em 10.529.255 pessoas (estimativa INE a 31 de Dezembro de 2004), representando uma densidade populacional de 114 pessoas por quilómetro quadrado.
 
Principais cidades
Lisboa
Porto
Braga
Coimbra
 
Língua
A Língua oficial, utilizada pela quase totalidade da população, é o Português. O Mirandês é reconhecido oficialmente e ensinado nas escolas do concelho de Miranda do Douro. O seu uso, no entanto, é bastante restrito, estando em curso acções de revitalização. 
 

Gastronomia                                              bolinhos de bacalhau
Apesar de ser conhecido pelo seu peixe, Portugal é também país de carne e a variedade gastronómica que se apresenta é bastante considerável. Porco, vaca, borrego, frango, são algumas das opções.
Do porco vem os enchidos (chouriços, morcelas são algumas dos exemplos), as costelas, os presuntos e muito mais. De todos os pratos feitos à base de porco é o “Leitão assado”, o mais conhecido.


Cozido à portuguesa
Leitão à bairrada
A cozinha portuguesa ganhou renome internacional pelos seus cozidos, pela qualidade dos seus queijos (destacando-se o sublime "Queijo da Serra"), pelo saboroso porco preto alentejano e pelos enchidos de carne suína, pelos bons vinhos, pelos doces conventuais (à base de ovos), pelo insuperável azeite, pelas frutas e legumes saborosos, bem como pela verdadeira constelação de peixes e mariscos, regida pelo sempre versátil e saboroso bacalhau.

A famosa francesinha... do Porto
 E os não menos famosos Pastéis de Belém


 
 
 
 
Desporto
O Futebol é o desporto mais popular em Portugal. 
A Selecção Portuguesa de Futebol tem actualmente uma presença constante nos lugares de topo do Ranking Mundial da FIFA. Em 2000 atingiu as meias-finais no Euro 2000, no Euro 2004 atingiu a final e no Mundial de 2006 ficou em 4º lugar.
E foi no Mundial de 1966 que Eusébio ganhou o estatuto de imortal no futebol, que mostrou ao planeta quem era o Pantera Negra.

Com nove golos sagrou-se goleador máximo da prova e ajudou Portugal a chegar a um inédito terceiro lugar em Inglaterra, um resultado que se mantém, até hoje, como o melhor da nação lusitana em mundiais. 
 


Cultura
Portugal é muitas vezes designado como "um país de poetas".
Efectivamente, a poesia portuguesa tem tido um peso e influência substancialmente maior na literatura do país do que a prosa. Existem bons exemplos, tanto na poesia lírica como na épica.
Os poetas portugueses mais conhecidos no mundo são, sem dúvida Luís Vaz de Camões e Fernando Pessoa, ainda que não se deva desprezar, especialmente, toda a poética galaico-portuguesa medieval e, mais tarde (desde o século XIX onde a moderna poesia portuguesa estabelece as suas raízes num punhado de poetas relevantes), do neoclassicismo até aos nossos dias.
 
Arquitectura - Actualmente a produção portuguesa está a par do meio artístico internacional, de onde se destacam os arquitectos contemporâneos: Álvaro Siza Vieira, Eduardo Souto de Moura e Manuel Salgado, entre outros.
 
Pintura - A pintura portuguesa, à semelhança da arquitectura tem seguido as tendências internacionais. Entre os mais destacados estão Amadeo de Souza-Cardoso, Júlio Pomar, Júlio Resende e Paula Rego.
 
Teatro - Em Portugal, o desenvolvimento do teatro foi um pouco retardado, contudo Gil Vicente, visto como o "pai" do teatro português deu vida ao teatro nacional no século XVI. O teatro cativou o público, sobretudo a classe alta. Foi já no século XX que o teatro chegou às massas através do Teatro de Revista.
 
Dança - O folclore português é muito variado, pois cada região do país tem as suas tradições. As danças folclóricas são danças populares. 
Mais recentemente apareceram danças mais eruditas, executadas por bailarinos profissionais. Estas novas danças surgem da crescente abertura a novas culturas, onde se destacam Olga Roriz, Madalena Victorino e Pedro Romeiras.
 
Amália Rodrigues
Fado - Um xaile, uma guitarra, uma voz e muito sentimento. Tudo isto é Fado.
O Fado, a canção que representa a alma portuguesa e canta o seu destino.
O sentimento, os desgostos de amor, a saudade de alguém que partiu, o quotidiano, as conquistas, os encontros e desencontros da vida são um tema infinito, que continua a inspirar quem canta com emoção.
O Fado é hoje um símbolo reconhecido de Portugal, uma música do mundo que mantém a sua essência mas vai acompanhando os tempos. Amália, a grande diva que internacionalizou o fado e o levou às grandes salas europeias tem em Mariza uma herdeira que continua a projectar o fado além fronteiras e a levar a cultura portuguesa aos quatro cantos do mundo.


 Minhas senhoras e meus senhores... SILÊNCIO QUE SE VAI CANTAR O FADO...!




A.C.
27.06.2010

13 comentários:

Anónimo disse...

Precioso todo lo q muestras.Lamentablemente solo lo conozco x medio de libros, internet, mapas y x un amigo q era de allí tan lindo como es el Pais.
Besos en cantidad.

Vovó Noemia disse...

Olá passei para agradecer-te o carinho da visita e do presente um abraço Inquietante Alma...

Eduardo Medeiros disse...

Alma, que belo país é o seu e a história de nós, brasileiros, está para sempre ligado ao seu na cena do grito do Ipiranga. Brasil e Portugal são países irmãos.

abraços

Emilene Lopes disse...

Olá!
Passando para agradecer pelo selo e dizer que és sim minha amiga. Estarei postando no meu blog "Selos e Mimos"
http://selosemimos-mila.blogspot.com/
Bjs linda

Mila Lopes

PS: Não consegui postar comentário no seu blog onde peguei o selinho.

Steki disse...

Qué buena idea que han tenido!
Amé Portugal a través de una novela brasileña que daban en la televisión argentina pero que, el inicio de la misma era en los viñedos de Portugal y, donde yo vivo (Mendoza) también es tierra de viñedos.
Algún día visitaré Portugal. TEngo otro buen amigo de blog Mixtu, que es de allí.
Beijinhos,
STEKI.

chica disse...

LIndo e elucidativo teu post.

Lindo teu Paortugal que ainda não conheço, mas vejo maravilhas pois nesse mundo dos blogs, tenho inúmeros amigos de lá.

Tão legal isso!beijos,tudo de bom,chica

Helcio Maia disse...

Ainda não conheço o seu país. Embora descenda de portugueses, como tantos e tantos brasileiros.
Li comentário seu em outro blog, gostei do enfoque.
Estarei seguindo vc!!
Abraços desde o outro lado do oceano!!

Fátima disse...

Amiga Amélia, uma verdadeira viagem essa através desse texto tão minucioso e ao mesmo tempo simples, carregado de patriotismo e orgulho.
Temos uma irmandade nata entre nossos queridos Brasil e Portugual, que fortalecemos nessa amizade virtual.
Tive oportunidade de ouvir Amalia Rodrigues anos atrás em um restaurante português aqui em São Paulo, simplesmente inesquecível.

Agradeço a delicadeza do selinho e o carinho de sua amizade.
Fique com Deus.
Abraço carinhoso.

AFRICA EM POESIA disse...

Depois do jogo portugal/Espanha estou em estado de choque.mas...eu sabia...


Liguei-te amanhã almoçamos no sítio do costume???

diz alguma coisa
tenho selinho para ti

um beijo

estrella disse...

hola amiga, ha sido muy interesante conocer mas de tu hermoso pais, entre mis sueños esta conocerlo un dia, pues tengo una amiga que lo visito hace un año y cuenta maravillas de ese pais, ademas que trajo muy lindas fotos de alla que me enamoraron, asi que no pierdo la esperanza de conocerlo un dia, amiga un abrazo y muchas bendiciones con amor....luz estrella

Vanuza Pantaleão disse...

Amiga Alma,
Que surpresa gostosa e agradável encontrei por aqui. Parabéns por essa importante postagem!
Acabei também de postar no nosso "Porta-Jóias/Mimos e Selos" aquele belíssimo exemplar que você e o Sergio nos presentearam.
Beijo carinhoso e uma linda semana!!!

Sandra disse...

Portugal é uma terra linda que eu morro de vontade de conhecer!
Um dia realizo esse sonho.

Beijo imenso pra vc, querida!
Ótimo fim de semana!

Joop Zand disse...

Compliments for your blog,
the pictures are very nice.

greetings from Hollanda, Joop

Enviar um comentário